26
out
2012
Morar Juntos |Test Drive Antes do Casamento


“A convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família”, essa é a lei que determina a “união estável”. Olhando à primeira vista, a definição desse tipo de união é realmente semelhante com a definição do casamento tradicional.  Por mais que para a justiça casar e morar juntos seja quase a mesma coisa, por que muitos casais optam por fazer uma simulação do casamento, morando juntos, antes de efetivamente oficializar a união?

Para muitos casais a experiência de morar junto é enriquecedora, pois proporciona a oportunidade do casal se descobrir mais ainda vivenciando situações novas, como divisão de contas, entendimento do espaço alheio, divisão de tarefas, entre outros.

Segundo a psicóloga Karen Camargo, morar junto une convivência com conveniência. Além disso, morar juntos torna-se uma prova de nivelamento para o relacionamento, já que ao compartilhar momentos de intimidade o casal descobre o futuro do relacionamento.

Vale ressaltar dois pontos importantes: Primeiro, a decisão de morar juntos, antes de casar, influencia em toda vida familiar, principalmente porque, se os pais do casal forem mais tradicionais, a união poderá ser “mal vista” aos olhos da família. Por isso, é interessante fazer uma cerimônia que “oficialize” a união estável, como um jantarzinho para que as famílias tenham intimidade e conheçam melhor o ambiente do casal.

Outro ponto importante é a moradia do casal, o ideal é que, se antes de morar juntos ambos pagavam aluguel, continuem no mesmo esquema por pelo menos cinco anos. Para Gustavo Cerbasi, consultor financeiro, o casal não deve se afobar para comprar o imóvel próprio, é preciso que antes sejam avaliadas as reais necessidades do casal e as projeções para os próximos anos. Concomitantemente a isso, os valores de um financiamento são muito altos e pode fazer com que o casal não assuma outros riscos, deixando para trás alguma oportunidade.

Ainda, segundo Cerbasi, o mais indicado é que o casal estude juntos as melhores opções de alugueis e permaneçam nessa modalidade até saber exatamente o tipo de imóvel que precisam para o futuro. Cerbasi reafirma que “dessa forma, o casal terá maior flexibilidade, pode morar perto do trabalho de um dos dois, eliminando pelo menos a necessidade de um segundo carro e os gastos de transporte”, não só isso, caso aconteça uma proposta de emprego o casal estará livre para mudanças.

Ou seja, a experiência de morar juntos antes do casamento proporciona ao casal conversar (e testar!) amplamente sobre os objetivos de vida de cada um, entrar em projetos e tentar coisas novas. Após essa preparação, o casal poderá decidir em conjunto levar a vida a dois adiante.

Afinal, deve-se sempre lembrar que o importante mesmo, em qualquer tipo de união, é respeitar as diferenças, a preservação (tanto dos sentimentos de cada um, quanto das famílias e amigos), aprender com as críticas (muitas vezes elas são construtivas!) e se unir para somar, sempre!

E vocês o que acham de morar juntos antes do casamento?? 



gravatar
Juliana Arantes
outubro 26th, 2012 às 18:23

1

Adorei o post. Eu moro junto com meu namorado a 2 anos, e nós estamos pensando em comprar um apto antes de nos casarmos, daqui 2 anos, gostei do post, realmente comprar um imovel é algo que requer que se pense bastante

Responder

gravatar
outubro 26th, 2012 às 19:28

2

Eu gosto da idéia de morar antes do casamento… é uma prévia que vai dar certo ou não.

Não quero nem imaginar como vai ser minha vida pós casada…. oh! ceus rs
União e respeitar as diferenças é a base pra um relacionamento.

Responder

gravatar
Thaís Nunes
outubro 26th, 2012 às 19:50

3

Muito bacana o post, achei super valido!

Responder

gravatar
Simone Matos
outubro 26th, 2012 às 21:46

4

Só não concordo com isso de pagar aluguel isso pra mim é jogar dinheiro fora. Se o casal tiver como comprar acho que deve comprar mesmo.

Responder

Mariana Respondeu:

@Simone Matos, Também acho!!

Responder

gravatar
Marcelo Marfir
outubro 27th, 2012 às 10:26

5

Concerteza, concordo na integra com a reportagem. Também moro junto com minha namorada e os pais dela, agora vamos morar só nós dois e em um futuro próximo oficializar a relação com o casamento.

Responder

gravatar
Ana Cristina
outubro 27th, 2012 às 13:07

6

Não sei, na minha opinião quem mora junto termina não casando. Antes de casar convivi muito com meu marido mas ele que ficava comigo na casa dos meus pais, ele dormia sempre la, aos poucos começamos a adquirir coisas juntos portanto passamos a ter contas em comum, isso tudo ja foi uma previa pra saber se daria certo. Muitos homens quando se juntam terminam se acomodando. Claro que tb nao é uma regra mas hj estou casada e super feliz!

Responder

gravatar
Ana Cristina
outubro 27th, 2012 às 13:10

7

Acho que se vc conhecer bem a pessoa, e passar a adquirir coisas em comum antes de se casar, ja vai saber se pode dar certo. Esse negocio de morar junto antes, pode fazer com que o homem se acomode e nao queira mais casar. Sei nao!

Responder

gravatar
outubro 28th, 2012 às 21:00

8

Acho que morar junto é uma excelente forma de conhecer melhor o outro, acho que tudo pode começar por “morar” juntos nos finais de semana até que o casal construa uma convivência e necessidade de uma maior proximidade. Não acredito que o comodismo possa transformar esse processo em uma situação irreversível, acredito sim que, é melhor se ter certeza que um próximo passo possa ser tomado, do que resolver experimentar em forma de casamento e ao longo da vida ir acumulando casamentos, situações, problemas e cerimônias desnecessárias…

Responder

gravatar
Isadora
outubro 29th, 2012 às 9:36

9

Oi.. concordo… casei dia 20 de outubro de 2012 e moramos 3 anos juntos.. mas moramos na casa dos meus pais. Acho que se nós não teriamos morado junto não casariamos tão cedo.. aprendemos muita coisa com a convivencia…

Responder

gravatar
Lara Ramos
outubro 29th, 2012 às 13:32

10

Concordo com o post..eu morei antes de casar por 2 anos..foi uma experiência muito válida…já fomos nos acostumando com a vida de casado e vendo se daria certo. Hoje sou casada há 2 anos e sou completamente feliz!! Acredito que vale a pena tentar antes de oficializar!!!adoro o Blog de vocês ..sempre estou vendo se tem novidades!!!

Responder

gravatar
outubro 29th, 2012 às 18:27

11

Parabéns pelo post. Mto bem lembranda a questão da união estável. bjokas Cris

Responder

gravatar
Ju Neiva
janeiro 13th, 2013 às 12:08

12

Gosto muito desta idéia…Moro junto com meu “marido” a 8 anos, não por acomodarmos, mas a 5 anos oficializamos nosso casamento civil e marcamos a cerimônia religiosa no dia 04 de Julho de 2014., justamente no dia em que nos vimos pela primeira vez, quando completaremos 10 anos juntos. Hoje temos nossa casa prória e completa como sempre sonhamos. Ah e um rapazinho( filho) que é uma benção em nossas vidas.

Responder

gravatar
maio 11th, 2013 às 23:29

13

O post é muito bom, e traz uma discussão que tem muito pano pra manga, mas eu concordo com a Simone Matos, pagar aluguel é jogar dinheiro fora e em muitos casos um financiamento é o mesmo preço de um aluguel, claro que o casal tem de estar certo do que querem para nao haver perda de dinheiro no futuro com uma separação.

Responder

gravatar
julho 25th, 2013 às 14:43

14

Gente eu preciso dizer uma coisa…
Minha avó dizia…Casamento tem que ser na igreja como manda o figurino e casamento que é casamento tem que ser abençoado por Deus!
Bjos

Apartamento a venda na Praia Grande
http://www.belomarimoveis.com.br
http://www.apartamentoavendanapraiagrande.com

Responder

gravatar
outubro 24th, 2014 às 14:21

15

Quer transformar a sua casa, na casa dos seus sonhos? Samos a Decora de casa, uma empresa nova na área de design de interiores, com o intuito de levar o design e o bom gosto para a casa de todos os Brasileiros.
Projetos de interiores online completos e por ambientes, entregues no prazo de ate 15 dias úteis com preços super acessíveis :)
Visite nosso site e deixe a sua casa ainda mais linda!
http://www.decoradecasa.com.br

Responder

gravatar
novembro 3rd, 2016 às 15:11

16

Muito Bacana o post, eu e o josé começamos a morar juntos a um mês.

Responder