31
out
2012
Dicas Nutricionais | Abóbora


 

 

 

Nesta semana de Halloween o que vemos por aí (e muito) são as famosas abóboras. Tudo bem que aqui no Brasil não é tanto quanto nos Estados Unidos, mas já que elas aparecem em fartura nesta época, vamos conhecer melhor o que elas podem nos oferecer.

A abóbora é um legume que fornece em grande parte: carboidratos; um pouco de proteínas e pouquíssima gordura. Além de conter cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio ela é rica em uma vitamina aliada da Pele saudável e bronzeada.

A vitamina A é uma substância funcional que tem uma poderosa ação antioxidante, combate o envelhecimento, ajuda na boa forma e previne uma série de doenças como aterosclerose, diabetes, problemas no coração, câncer, Alzheimer e Parkinson.

Além disso, a abóbora ajuda a prevenir as temidas rugas e ainda colabora para um bronzeado bonito e saudável. A mágica está em uma substância de cor amarelada chamada de betacaroteno, que se deposita na pele, dando um aspecto dourado ao corpo e ajudando a prolongar o bronzeado.

Você pode variar nas receitas colocando na forma cozida, assada, refogada, mas como já falamos outro dia a melhor forma é a vapor, pois elimina menos vitaminas e minerais.

Veja uma receita de Nhoque de Abóbora com ricota que é uma delícia e tem baixas calorias.

Receita de Nhoque de Abóbora com Ricota

Massa

Ingredientes:

  • 500g de abóbora cozida no vapor e passada pelo espremedor de batatas
  • 250g de ricota passada no espremedor de batata
  •  2 colheres (sopa) de aveia em flocos fino
  •  ½ colher (chá) de noz moscada
  •  Sal e pimenta do reino a gosto

Molho

Ingredientes:

  • 1 lata de tomate pelado ou 1 lata de molho pronto
  •  250g de tomate seco
  • 1 colher (sopa) de margarina
  •  1 colher (sopa) de cebola ralada
  •  1 colher (chá) de noz moscada
  •  Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Massa:

Numa tigela, coloque as abóboras, a ricota, a aveia, a noz moscada, o sal e a pimenta. Vá misturando até formar uma massa homogênea. Leve a geladeira por 1 hora. Retire, faça bolinhas e reserve.

Obs.: Se quiser pode fazer também com espinafre. Sbstitua a abóbora por 500g de espinafre cozido no vapor e batido na tábua.

Molho

Numa frigideira, coloque a margarina, a cebola e deixe refogar. No liquidificador, bata o tomate fresco, o seco, misture a cebola refogada e deixe apurar. Em seguida coloque a noz moscada e acerte o sal.

Montagem

Num refratário, coloque as bolinhas de nhoque, adicione o molho e leve ao forno médio por 10 minutos, aproximadamente.

 

Que delícia!!! E o melhor é que tem poucas calorias, podem comer sem culpa!!

As dicas Nutricionais aqui do Blog são sempre dadas pela Dra. Maria Cecília Corsi, da Essencial Light, falamos aqui sobre o serviço de entrega da dieta que a Essencial light tem, lembram??



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Vanessa
outubro 31st, 2012 às 9:16

1

Hummmmm me deu agua na boca… Vou fazer!!! :)

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Juliana Arantes
outubro 31st, 2012 às 9:35

2

Parece uma delicia, nossa

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Silvia Sartori
novembro 1st, 2012 às 13:17

3

hummmm deliciaaaaaaaaaaaa

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