4
fev
2013
Dicas Nutricionais| Hábitos Saudáveis


A partir de hoje, vamos voltar com a nossa coluna Dicas Nutricionais, sempre às segundas-feiras. Se você tiver dúvidas ou sugestões de pautas, deixe um comentário nesse post ou se preferir envie um email para nutricao@obrigadosantoantonio.com.br.

A data do casamento está marcada e começa a contagem regressiva para que tudo esteja impecável no grande dia, com isso a ansiedade aumenta e com ela a vontade de devorar aquele chocolate maravilhoso e consequentemente ganhar alguns quilinhos extras.

Não adianta pensar na boa forma apenas alguns dias antes do casamento e optar por dietas radicais. Esse comportamento é típico de quem quer perder peso de forma rápida, porém só aumenta o stress e a ansiedade e não leva a diminuição do peso corporal efetivo.

Para estar divina no dia do casamento, a noiva deve pensar na mudança de seus hábitos alimentares por meio da Reeducação Alimentar, pelo menos 3 meses antes do dia do casamento, que vai garantir a perda de peso de maneira saudável e impedir que aconteça o efeito rebote que contribui para o ganho de peso.

 Foto: Noiva Susann, por Ana Correa

Vamos ajudar você a seguir uma dieta balanceada que ajuda a controlar a ansiedade e eliminar aqueles quilinhos de maneira saudável.

Você deverá fazer de 5 a 6 refeições saudáveis diariamente (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, e jantar). O tempo entre as refeições deve ser de aproximadamente 3 a 4 horas. Para o seu corpo pular refeições significa que ele precisar reservar energia, assim você engorda ao invés de emagrecer, portanto é essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade e evitar o aumento de peso.

Quando os alimentos são mastigados de forma rápida, a digestão fica incompleta e o que é pior, acabamos comendo mais, pois ficamos menos saciados. A mastigação estimula o fluxo de saliva, diminuindo a velocidade da taxa de ingestão de alimentos e, além disso, exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo uma sensação de saciedade. Por isso, coma devagar e mastigue bem os alimentos.

Quanto mais colorido o seu prato for melhor. Utilize molhos naturais para temperar a salada: azeite extra virgem, sal, vinagre ou aceto balsâmico e ervas.

Imagem: Mundo Mais Orgânico

Não consuma carnes gordurosas, dê preferência às carnes magras. Prefira preparações grelhadas, cozidas ou assadas!!!

Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e pelo menos de 2 a 3 porções de frutas nas sobremesas e lanches, estes alimentos são importantes fontes de vitaminas e minerais.

Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados. O excesso de sal na alimentação pode causar retenção de líquido, hipertensão arterial, entre outros.

Evite refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação estes alimentos podem ser extremamente calóricos e não oferecem benefícios a saúde.

Beba de 8 a 10 copos de água por dia, desde que não tenha nenhuma restrição médica. A água promove a hidratação adequada para regular o organismo

Os lanches intermediários devem ser saudáveis e de baixa caloria, como frutas, vegetais crus, frutas secas e oleaginosas.

As frutas oleaginosas, podem ser consumidas nos horários dos lanchinhos intermediários (manhã e tarde), são alimentos importantes para o cérebro (por conter minerais e ômega 3), além de serem um potente antioxidante. Para facilitar o consumo compre diferentes tipos de oleaginosas (castanha do pará, castanha de cajú, nozes, avelã, etc), coloque tudo em um pote e consuma de 2 a 3 colheres de sopa desta mistura por dia. Escolher sempre as SEM SAL e cuidado com os excessos de oleaginosas, pois apesar de proporcionarem muitos benefícios a saúde, lembre-se que elas são bem calóricas!!!

Quando for fazer a prova das comidinhas e doces que serão servidos durante a festa, lembre-se que é somente uma degustação, não exagere, pois isto pode contribuir para o aumento do peso. Neste dia não deixe de fazer todas as refeições (mesmo que esteja sem fome) para evitar os exageros no momento da degustação.

Imagem: Cheesecake de chocolate branco com calda de frutas vermelhas – Buffet Arroz de Festa

Estes hábitos se forem incorporados a sua vida diária, poderão não só contribuir para a perda e manutenção de peso, mas também para a saúde, beleza e bem estar para que o grande dia seja simplesmente perfeito e você mais saudável por toda a vida !!!!

 Foto: Susann, por Ana Correa

As dicas de Hoje foram dadas pela Nutricionista  Dra. Edna Costa

Para falar com ela envie um email para nutricao@obrigadosantoantonio.com.br



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Priscila Campos
fevereiro 4th, 2013 às 12:59

1

Heidy, não sei se é possível, mas acho que seria bem legal se vocês conseguissem colocar um modelo de cardápio pra gente seguir.

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Mayara
fevereiro 6th, 2013 às 13:04

2

Um recomendação de dieta é a Dieta do Dr. Dukan, eficiente e saudável. É ótima para perder peso e exclente para manter depois. Recomendo o livro “Eu não consigo emagrecer” do Pierre Dukan.

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