Casamentos Dicas

Como Organizar um Casamento Passo a Passo

Como organizar um casamento? Essa é a pergunta que muitos noivos fazem antes de planejar e realizar a cerimônia.

Ser noivo e noiva é uma missão que requer muita dedicação, principalmente no planejamento do casamento. Mesmo com pouco planejamento é possível fazer uma celebração que encante e fique na memória.

como organizar um casamento

Como organizar um casamento?

Comece a organizar os preparativos, analise o tempo que terão para planejar e organizar a festa. Em média, os noivos começam os preparativos do casamento faltando um ano para o evento.

Organize também as decisões que serão tomadas depois da festa, como a viagem de Lua de Mel, o apartamento onde o casal irá morar e outros detalhes.

Geralmente, há casais que gastam demais com a festa de casamento e depois permanecem endividados nos primeiros anos do casamento. Realizar uma grande festa não pode endividar o casal e comprometer o futuro dos noivos.

A cerimônia e a festa de casamento deve seguir uma lista de preparativos para o casamento, para que todo o planejamento seja atingido.

É importante selecionar e valorizar todos os produtos e serviços contratados. Os produtos para a festa não devem ser escolhidos somente pelo preço, pois a qualidade deve ser levada em consideração.
Cronograma

O cronograma ou o check list do casamento deve ser planejado e checado mês a mês. É necessário seguir um passo a passo para a organização da festa, incluindo as principais tarefas de casamento, pensando sempre na organização de casamento de forma geral, qualquer que seja o estilo da cerimônia, tamanho da festa e o orçamento total.

No cronograma e no planejamento inclua todos os detalhes, os custos e as condições. Isso ajudará na realização. Verifique no cronograma e no check list os seguintes detalhes.

– Defina a data do casamento;

– Compre uma pasta grande com divisórias para arquivar contratos;

– Defina estilo do casamento desde cedo definindo um lugar ideal para a festa;

– Calcule o orçamento total que será investido;

– Escolha a equipe de planejamento do casamento e considere contratar uma assessoria;

– Organize a festa de noivado;

– Comece a planejar a lista de convidados;

– Reserve a igreja ou o local escolhido para a cerimônia;

– Selecione os fotógrafos e cinegrafistas para registrar a festa;

– Selecione os padrinhos, madrinhas, pajens, damas de honra e demais pessoas para o altar;

– Escolha o vestido de noiva conforme o biotipo e estilos de vestidos;

– Comece a pensar no cardápio da recepção e o tipo de buffet;

– Escolha a orquestra ou o DJ para a festa;

– Conclua a lista de convidados;

– Defina o decorador e florista da cerimônia e festa de casamento;

– Confirme se o local da festa disponibiliza a mobília;

– Escolha e defina o estilo de buffet: à francesa, franco-americano ou coquetel;

– Faça uma pesquisa a respeito do cardápio e empresas para o bar do casamento;

– Contrate a empresa de convites, os convites devem ser impressos com antecedência;

– Antes do casamento, verifique a documentação dos noivos, pesquise sobre os documentos necessários para o casamento civil;

– Decida sobre o regime de bens adotado pelo casal;

– Analise a criação de um site e perfil nas redes sociais para divulgar o casamento;

– É importante definir as listas de presentes;

– Escolha com antecedência o salão de beleza e os profissionais de beleza que cuidarão da noiva;

– Pesquise sobre o bolo do casamento antes de decidir onde será feito o bolo;

– Defina as cores das roupas das mães e dos padrinhos;

– Marque exames pré-nupciais para o casal e um checkup completo por precaução;

– Além do buffet você pode contratar o bar do casamento;

Custos para o casamento

A tarefa de como organizar um casamento, além das etapas previstas no cronograma também envolvem calcular o orçamento inicial e final para a realização da festa.

O orçamento não pode ultrapassar as condições reais dos noivos. É indicado que os noivos reservem pelo menos 20% a mais do valor inicial pretendido para investir na cerimônia e na festa.

Não é aconselhável que os noivos gastem demais na festa, pois o casal poderá iniciar a vida juntos endividados e com o futuro comprometido.

Porém, nem todos os detalhes podem ser economizados, para não prejudicar a qualidade dos preparativos do casamento. È importante pesquisar muito e tentar conciliar os valores que sejam mais acessíveis com qualidade.

Organize a lista de convidados

O casal pode economizar a partir da lista de convidados, priorizando convidar familiares e amigos mais próximos, pois o valor do buffet, geralmente, é calculado pela quantidade de pessoas que ocuparão os espaços da festa do casamento.

Na lista de convidados evite convidar pessoas que não tenham boa relação com a sua família ou com os outros convidados. A festa de casamento deve ser positiva e isso ajuda a como organizar um casamento feliz.

Escolha o estilo da festa

Existem casais que preferem cerimônias simples que, muitas vezes, dispensam igrejas. Outros casais gostam de realizar o casamento tradicional com igreja, padre, juiz de paz, coral, entre outros aspectos.

É importante que você escolha o estilo da cerimônia e da festa, esse fator implica no custo do projeto do casamento e no cronograma como um todo.

É importante que o estilo da festa esteja de acordo com os noivos e tenha a ver com o futuro casal.
Escolha o local do casamento e da festa

Escolha com antecedência o local da cerimônia e da festa. Em muitos casos, há igrejas que possuem agenda cheia e cobram mais caro para realizar um “encaixe” para adiantar a data do casamento. O mês do ano mais concorrido é o mês de maio por ser considerado o mês das noivas.

Contrate orientação

Nos dias atuais, é possível contratar assessoria pessoal e online para organizar o seu casamento. A assessoria pode ajudar a organizar os detalhes da cerimônia, da festa e de toda a logística necessária.
Transporte

Lembre-se que os noivos poderão precisar de transporte para ir até a Igreja, sair da Igreja até o local da festa e, depois, ir até a viagem de Lua de Mel.

Registro da festa

Apesar da evolução dos equipamentos eletrônicos, não descarte contratar um profissional de filmagem para registrar a festa e a cerimônia. As imagens serão guardadas como lembrança, farão parte do álbum e poderão ser divulgadas na internet em comum acordo entre os noivos.

Organize o casamento

Comece a organizar o casamento com um ano de antecedência, aceite ajuda de pessoas que de fato possam somar no projeto de maneira positiva e fiel com os planos dos noivos.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.